Dublador de Goku Conta Segredos de Bastidores do Renascimento de Freeza [Entrevista]

Wendel Bezerra Conta Detalhes dos Bastidores do Novo Filme de Dragon Ball: O Renascimento de F.

Dragon_Ball_Z_O_Renascimento_de_FreezaCom a chegada do novo filme “Dragon Ball Z: O Renascimento de F” nas telonas brasileiras, a distribuidora Fox Filmes brasileira intermediou com o Dínamo Studios uma entrevista com o ator e dublador que empresta a voz para Goku, o personagem mais carismático dos animes.

No papo a seguir, o ator conta como o personagem influência a sua carreira e vida pessoal. Além disso, ele trouxe detalhes sobre a direção, dublagem e roteiro dessa nova batalha que os Guerreiros Z terão que travar com ele… ele mesmo… o mais terrível inimigo que o Goku já enfrentou: Freeza!

Confira a entrevista que o Vagnerd fez com o Wendel Bezerra na integra abaixo e erga suas mãos para os céus para fazermos uma imensa GENKI DAMA!!!

 

Dínamo Entrevista Wendel Bezerra, o Dublador de Goku

Vagner Abreu: Olá Wendel, tudo bem? Eu sei que os dubladores não acompanham muitas cenas de um filme ou desenho em que estão trabalhando. Mesmo assim, o que você conseguiria revelar para os leitores do “Dínamo” sobre “Dragon Ball Z: O Renascimento de F”?

Wendel Bezerra: Olá Vagner, tudo bem e contigo?
No caso desse filme, eu posso falar praticamente tudo sobre ele. Além de dublar o Goku, eu dirigi a equipe de dublagem participei da produção e revisão do texto.
Eu sei tudo!!!

timthumb

Acho que é o melhor filme de Dragon Ball em relação a intensidade. Realmente muito intenso, batalhas surpreendentes, a relação entre os personagens bem desenvolvida, o retorno de cenas cômicas como no Dragon Ball original [aquele sobre a infância do Goku] e o retorno daquele que para mim é o melhor inimigo do Goku

maxresdefault

O Freeza!
Além disso, temos também dois personagens do último filme, “A Batalha dos Deuses” [Bills e Whis]. Foram dois personagens carismáticos e relevantes no filme que deram muito certo no outro longa e que agora estão de volta.
Praticamente tem toda a turma clássica: Gohan, Bulma, Vegeta, Kuririn, Androide 18, Videl, Piccolo e Mestre Kame.
A fórmula de “O Renascimento de F” foi muito bem executada. Uma dose equilibrada do melhor humor que essa série já teve; o melhor vilão; as melhores batalhas; os melhores personagens… todos funcionam muito bem.

 

Vagnerd: Uma vez que você acompanhou a direção de todo o filme, existe alguma cena que você acha que pode levar o fã a pular no sofá e gritar “CARALHO”? Algum spoiler que você possa nos dar sobre Dragon Ball?

Frieza-Dragon-Ball-Z-Fukkatsu-No-F-790x459

Wendel: Ah tem a… Não, não posso falar. Mas tem a… Também não posso falar. Ih, não tem nada que eu possa falar sem entregar alguns detalhes.
Ah, já sei…. Há uma cena de batalha logo no começo do filme. São mais de 1.000 soldados contra 6 Guerreiros Z. Isso mesmo: 1.000 contra 6 e não é só números, essa batalha realmente está de tirar o fôlego.

 

Vagnerd: O novo filme vai agradar a qual público? O fã antigo de Dragon Ball (aquele que acompanhava os desenhos no SBT, depois na Band e posteriormente na Globo) ou aos mais novos?

Wendel: Acho que nesse filme eles fizeram uma fórmula que consegue agradar gregos e troianos.

Dragon-Ball-Z-A-Batalha-dos-DeusesEm “A Batalha dos Deuses”, o clima está mais nostálgico, mais voltado para um retorno aos personagens depois de tanto tempo. Porém, quem pegou o bonde andando [quem foi assistir sem conhecer a série] não conseguiu se divertir tanto.
Nesse filme [“O Retorno de F”], os caras acertaram!
Homenageia os fãs e não deixa confuso a quem não conhece a série. Faz também referência ao novo universo de Dragon Ball sem precisar que o fã tenha que assistir ao filme anterior.
Os personagens novos estão dinâmicos e certeiros. Eles combinam com o texto do filme.
É bom também para levar as crianças que não conhecem nada de Dragon Ball.

 

Vagnerd: Após tantos anos emprestando sua voz a um personagem, o Goku está para Wendel Bezerra como um amigo? Um filho? Um ídolo? Um mito? Um personagem apenas?

Wend1Wendel: Eu diria que o Goku está mais para um alter ego. Não sei nem o que dizer!
Muitas vezes já deixei de ter a minha personalidade para ser como o Goku. Ele influenciou demais na minha vida, principalmente quando vou para eventos e recebo o carinho dos fãs.
Claro, no trabalho preciso estar ciente de que sou ator ou diretor e estou apenas emprestando a voz ao personagem. Mas nos eventos a coisa meio que se mistura: vida profissional e pessoal.
O Goku marcou tanto que muitas pessoas acreditam que eu sou aquela figura carismática que ele é nos desenhos. E eu tento sempre estar o mais próximo do comportamento do Goku possível.
A forma com que recebo carinho por causa das coisas que o Goku ensinou para muitos jovens é surpreendente. Ele deixou de ser um personagem que represento no estúdio de dublagem…
Então, respondendo a sua pergunta, o Goku está mais para um superamigo mágico que me orienta e inspira diversas vezes.

 

Vagnerd: Os fãs de Dragon Ball no Brasil fizeram uma Genki Damma para pedir que o filme tivesse todos os dubladores originais do desenho. Você pode nos dar detalhes sobre essa decisão da Fox Film do Brasil em contratar os dubladores originais? Pode nos dar bastidores sobre qual foi o sentimento da equipe da Fox frente a essa manifestação?

Wendel: A minha percepção é que o pessoal da Fox fez todo o possível para agradar aos fãs. Era uma determinação real atender aos pedidos dos fãs. Então eu acho que a visão da Fox foi positiva em relação ao manifesto dos fãs.

wendel_bezerra_4Já eu, fiz todo o esforço possível para dar a esses fãs o melhor trabalho em Dragon Ball. Fiz um estudo de como melhor poder dirigir e trabalhar esse retorno do Goku às telonas. Minha preocupação foi retribuir esse carinho que as pessoas têm pelos personagens da série.
Então procurei fazer um trabalho de dublagem que agradecesse a eles. (risos)

Mas eu sabia que se “O Retorno de F” fosse distribuído para algum outro estúdio de dublagem, era possível que eu não fizesse a voz do personagem ou estivesse na direção. E as vozes da maioria dos personagens seriam trocadas, até porque ninguém conhece a série tão bem assim.
A sorte é que eu conheço a fundo Dragon Ball. Lembro de coisas sobre a dublagem que poucos na equipe recordam. Já tenho alguma prática com direção, já dirigi alguns filmes e também alguns episódios do seriado de TV e para retribuir as orações dos fãs, procurei todos os dubladores originais.

 

Vagnerd: Nossa, todos os dubladores originais? Ouvi dizer que o pai da Bulma, Pilaf e outros personagens da fase em que o Goku era criança estão nesse filme. Até os dubladores deles trabalharam no filme?

Wendel: Sim. Do Dr. Briefs, do Pilaf, da Mai e do Shu [os ajudantes de Pilaf, você se lembra deles???] são todas as mesmas vozes dos desenhos.

Dragon_Ball_Z_Fukkatsu_no_F_se_muestra_en_nuevas_im_genes_8

Vagnerd: Essa reação dos fãs é tão comum aos amantes de anime. Dragon Ball no Brasil tem fãs que ajudaram o Goku a fazer a Genki Dama na luta contra o Majin Boo. Você tem medo de algum dia não poder atender as expectativas dos fãs?

Wendel: Eu ficaria muito triste se não pudesse atender essas expectativas dos fãs. Mais triste ainda se fosse por algum fator externo e que não estivesse sobre meu controle.
Por exemplo, não trabalho em todos os estúdios de dublagem. Se a distribuidora enviasse para algum estúdio em que eu não trabalhe, por exemplo, seria muito triste não poder colaborar com Dragon Ball.

maxresdefault (1)

Ou ter que explicar isso aos fãs.
Já ouvi falar de uma nova série vindo aí, Dragon Ball Super. Eu torço para que a distribuidora envie para um estúdio em que possa trabalhar para poder continuar retribuindo o carinho dos fãs e do meu amigo Goku, fazendo um trabalho com muito esforço a frente da dublagem brasileira de Dragon Ball Super.

 

Vagnerd: Vamos fazer uma brincadeira ok? Imagina que você está fazendo os testes para dublar o Goku pela primeira vez (lálálá no final dos anos 1990). E faz de conta que outro dublador acabou ficando com o Goku. Que outro personagem de DBZ você gostaria de dublar?

Wendel: Ah… Eu acho que o Vegeta.

Vagnerd: Algum motivo em especial?

Vegeta-super-saiyajin-deus-1

O mau humor e o sarcasmo dele seria um desafio para mim.
Para um ator é sempre um desafio interpretar alguém com uma personalidade tão diferente da sua ou da que se está acostumado a representar.

 


 

“Ooooi… Eu Sou o Goku!”

“Dragon Ball Z: O Renascimento de F” (Fukkatsu no F) é o segundo filme da nova franquia de Dragon Ball e também considerado parte oficial do enredo de Akira Toriyama para o mangá. Ele adapta os capítulos 517 e 518. O criador também participou da produção como fez no primeiro filme, “A Batalha dos Deuses” (2013).

“Dragon Ball Z: O Renascimento de F” marca o retorno do vilão Freeza na tentativa de acabar com Goku, seus familiares e amigos. O longa faturou mais de 8 milhões de dólares em seu final de semana de estreia, no Japão.

A mais nova aventura dos Guerreiros Z estreia dia 18 de junho nos melhores cinemas do país.

Enquanto o dia não chega, mate a saudade de Goku e sua turma assistindo a esse spot oferecido pela Fox Film Brasil.

Autor: Amanda Paiva

Publicitária piauiense que se perdeu em terras estranhas o.o