Filme: Creed – Nascido para Lutar [Review]

creed-nascido-para-lutar_t83213_jpg_290x478_upscale_q90No mar de adaptações e remakes que se tornou Hollywood, tem sido crescente a ideia de trabalhar histórias que se passam dentro do universo de uma franquia mas seguem um outro foco – os chamados “spin-offs”. Creed – Nascido para Lutar é um excelente spin-off da franquia Rocky, e uma das grandes surpresas deste ano que só está começando e já considero pacas!

Adonis Johnson (Michael B. Jordan) é um filho bastardo do falecido campeão Apollo Creed, e após uma vida difícil de orfanatos e detenções ele vai morar com a viúva de Apollo, Mary Anne Creed (Phylicia Hashad). O garoto cresce e conquista uma vida tranquila com emprego e salário, mas larga tudo em nome da paixão pelo boxe, e viaja até a Filadélfia onde deseja começar sua carreira sem carregar a alcunha do pai, e pra isto ele precisa convencer um antigo campeão a treiná-lo – Rocky Balboa (Sylvester Stallone), que largou a vida dos ringues para se dedicar ao seu restaurante. O filme ainda conta com Tessa Thompson, Graham McTavish e Wood Harris.

O diretor Ryan Coogler faz um trabalho competente não só na direção mas também no roteiro, apresentando com propriedade uma trama que apesar de ser no universo de Rocky possui sua própria essência. Ele consegue conduzir o drama sem cair em clichês, e nas cenas de luta faz a câmera mergulhar dentro do combate como planos sequencias que são de tirar o fôlego! (estou curioso para ver sua direção no filme do Pantera Negra). Jordan cativa como alguém que precisa enfrentar a si mesmo para crescer, mas o destaque vai para Stallone, que aos 69 anos apresenta a evolução natural de seu personagem Rocky, com toda a bagagem e sabedoria conquistadas durante sua franquia. A atuação rendeu o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante e certamente estará entre os indicados para o Oscar. Em nenhum momento ele rouba o protagonismo de Adonis, mas ainda assim é uma figura importante na trama, assim como Apollo que sempre é mencionado como uma lenda, maior até do que o próprio Rocky.

creed-filme-filho-apollo-com-rocky

Apesar de parecer apenas um remake com um novo protagonista, Creed não é nada disto, pois trás um personagem com suas próprias características, seus próprios desafios e dificuldades, e com uma linguagem nova mas que trás tanta emoção quanto o primeiro filme do “Garanhão Italiano” de 76. Rocky mostrava um homem ordinário vivendo o sonho americano e lutando para crescer na vida, enquanto este filme trás alguém que recebeu as oportunidades na mão, mas largou tudo para ganhar o que é seu por mérito e ser aquilo que nasceu para ser.

Rocky – Um Lutador é um dos meus filmes favoritos, e Creed foi um presente phoda para os fãs da série como eu. Você não precisa ter visto os filmes da franquia Rocky para ver esta película, mas com certeza se tiver visto irá ter uma conexão mais profunda com tudo. Assim como Adonis dispensa o legado de seu pai para se mostrar grande, Creed é um filme que não precisa do legado de Rocky para provar sua qualidade. Espero que venham novas sequencias explorando a ascensão do personagem e construindo uma saga tão especial quanto a que foi a de Balboa.

Autor: Amanda Paiva

Publicitária piauiense que se perdeu em terras estranhas o.o